Parece uma “lenda urbana” alguém dizer que vai caminhar todas as manhãs por 30 minutos uma vez que, por orientação médica, tal atitude torna-se importante para a manutenção da saúde e para o emagrecimento. Isso realmente procede? Seria tão simples assim? Para a maioria das pessoas, a caminhada exige pouco esforço, ou seja, caracteriza-se como um exercício de baixa intensidade, exceto em casos específicos, como para pessoas obesas sedentárias ou até mesmo idosos com comprometimento físico.
Quando falamos de exercício aeróbio de baixa intensidade, existem algumas comprovações que vão contra esse paradigma dos 30 minutos de caminhada, conforme nos mostra o estudo realizado por Marcell e seus colaboradores (204), onde foi avaliado próximo de 10 pessoas praticantes de atividade aeróbica de baixa intensidade com a freqüência de 5x semana.
Ao completar 5 anos de pesquisa, foi demonstrado que praticar exercícios aeróbicos de baixa intensidade não foram eficazes para a manutenção da saúde e força muscular. Um dos principais indicadores de saúde e capacidade funcional, é a força muscular, ou seja, a prática regular de musculação pode nos proporcionar a elevação ou manutenção da força muscular, o que nos previne de doenças crônicas e os riscos que o próprio envelhecimento acomete. Para assegurar-se das melhores formas de treinamento físico para você, contrate um personal trainer em São Paulo. Neste sentido, estou aqui para te ajudar! Conheça nossa condições para saber mais sobre valores e consultoria de treino a distância.