Emagrecimento: circuito na musculação é uma boa opção para o alcance desse objetivo? Neste artigo, o Vini Personal elucida este assunto!
Treino em circuito na musculação é realizado por muitos praticantes com o objetivo de aumentar a intensidade do treino, buscando como objetivo o emagrecimento que, teoricamente, consiste em efetuar a série de um exercício, passando para os próximos sem intervalos. Mas seria uma boa estratégia para o emagrecimento? Quando comparamos treinos em circuito com treinos tradicionais (séries múltiplas), temos que levar em consideração a intensidade de cada série realizada, ou seja, se foi levado até a falha concêntrica.
Os estudos que afirmam benefícios do circuito para o emagrecimento, como o estudo de Paoli et al., (202); GIessing et. al., (206), nos mostrou que além de ser em circuito, as séries foram realizadas até a falha concêntrica, ou seja, foi intenso. Para o emagrecimento, é necessário que ocorra grande estresse mecânico e, consequentemente, metabólico nos músculos solicitados, para que as respostas pós exercício sejam de maior expressão em oxidação de gorduras e suas adaptações. Portanto, o circuito só se tornaria eficiente, realizando as séries até a falha, caso contrário, o treino tradicional poderá ser mais benéfico. Para elucidar mais dúvidas sobre o assunto, conte com o Vini Personal.