Emagrecer com saúde nem sempre é uma tarefa tão fácil, uma vez que isto exige algumas mudanças no estilo de vida do indivíduo, tais como: alteração dos hábitos alimentares e realização de exercícios físicos, o que, para algumas pessoas, já são fatores muitos difíceis. Neste aspecto, quando falamos de emagrecimento saudável, o grande paradigma torna-se: “consumir menos e gastar mais”.
No entanto, não raro, sempre surge a seguinte questão: “terei que comer quase nada e fazer exercícios que gastam muitas calorias, correto?” NÃO. ERRADO. A maioria das pessoas que procuram o emagrecimento, fazem refeições pobres em nutrientes ou comem quase nada. Por outro lado, quando vão treinar, optam pelo exercício aeróbio de longa duração, ficam 60 minutos ou mais na esteira ou fazem 3 ou 4 aulas de ginástica seguidas, a fim de gastar muitas calorias.
A pessoa até perde peso, porém, também perde músculo, o que gera um impacto negativo no metabolismo de repouso, favorecendo o reganho de peso. Como verificado no estudo de LOSS et. al. (2008), que apenas o grupo que realizou musculação não teve redução no metabolismo de repouso, quando comparado aos grupos que fizeram somente exercício aeróbio e somente dieta.
Treinar musculação é fundamental para quem busca emagrecer de forma saudável, pois a preocupação não deve ser a quantidade calórica perdida durante o exercício, uma vez que o mais importante é o que ocorre após o exercício, com as alterações metabólicas e adaptações na oxidação de gordura em repouso. Fuja dos mitos, do senso comum e dos paradigmas. Acompanhe a ciência, este é o melhor caminho.