A musculação entra como um dos principais destaques para quem busca o emagrecimento. Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito de sua eficácia para promover a redução da gordura corporal. Mas afinal, como devemos treinar musculação para o emagrecimento?
Existem dois pontos importantes que merecem total destaque: intensidade do treino e a escolha dos exercícios utilizados. Devemos dar preferência a exercícios multiarticulares (mais de uma articulação envolvida), que tenham participação de grandes massas musculares, uma vez que esses parecem promover maior gasto energético durante o treino, tendo como consequência maior oxidação de gorduras pós-treino.
Além disso, devemos priorizar treinos mais intensos, como no estudo de PAOLI et. al., (2012), onde foi encontrado maior oxidação de gorduras e maior gasto calórico após um treino HIRT (High Intensity Resistance Training), quando comparado a um treino tradicional. Outra grande evidência de intensidade é encontrada no estudo de Giessing et. al., (2016), que encontrou redução no percentual de gorduras apenas no grupo que realizou o treino de musculação em alta intensidade (drop-set), quando comparado com um treino tradicional.
Então a dica é simples, use exercícios multiarticulares, de forma intensa e segura. Com certeza os resultados serão evidentes. A ciência explica. Basta aplicar na prática.