Ganho de massa muscular: quais as indicações para baixo ou alto volume de treino para perda de gordura? O Vini Personal esclarece esse assunto.

Dentro do treino de musculação, sabemos que ainda há muitas dúvidas quanto à relação volume x intensidade. Seja para o objetivo de emagrecimento ou para o ganho de massa muscular, as dúvidas persistem. Nos dias de hoje, é muito comum ver praticantes realizando treinos de alto volume, insistindo ainda no grande paradigma do “quanto mais melhor”. Mas qual será a melhor opção? Alto ou baixo volume?

Na pesquisa conduzida por GIESSING e seus colaboradores (2016), na Universidade de Southampton, os pesquisadores comparam dois treinos de musculação na composição corporal de 30 jovens destreinados. Os participantes foram divididos em dois grupos, onde realizaram nove exercícios, sendo um grupo treino tradicional (3 séries com 10 RM), e o outro grupo realizou o treino HIRT (3 séries no sistema Drop-set).

Grupo Treino tradicional

Realizou nove exercícios em circuito, executando 3 séries de 10 RM, o descanso entre as séries era o tempo de se locomover de um exercício para o outro.

Grupo HIRT

Realizou nove exercícios em circuito, executando as séries no sistema Drop-set, ou seja, realizava 10 RM, chegava-se na falha concêntrica se reduzia 10 a 15% da carga e continuava a série, repetindo o mesmo mais uma vez até a falha. Os resultados da pesquisa mostram que ambos os grupos tiveram resultados expressivos, porém o grupo HIRT, obteve maior resultado para ganho de massa muscular e perda de gordura corporal, comparado ao grupo Treino tradicional.

Já percebemos há tempos a evolução científica no treino de musculação, na qual enriquece a prescrição do treinamento e acaba com velhos paradigmas existentes. Para você que ainda tem a desculpa da “falta de tempo”, treinos mais intensos com menor volume pode ajudar para uma maior aderência eficiência nos resultados. Para maiores informações sobre o assunto, conheça os planos do Vini Personal.