Treino BCAA: saiba mais sobre o tipo de treino de musculação com suplementação BCAA.
Muitos que praticam musculação defendem e/ou optam por suplementar com suplementação BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada). A ingestão desse suplemento seria pela promessa de melhorar o desempenho, reduzir as dores musculares e auxiliar na recuperação aos danos musculares, promessas na qual ajudaria no processo de ganho de massa muscular.
Com a suplementação de BCAA, essas promessas se cumprem? Já o pesquisador Mike Spillane (2014), colocou homens treinados para suplementação BCAA, sendo metade da medida 15min antes do treino e a outra metade no início do treino. O experimento durou 6 semanas, sendo 4 sessões de treino por semana, 2 sessões para membros superiores e 2 sessões para membros inferiores.
Os resultados do estudo mostraram que a suplementação com BCAA não trouxe resultados tanto para a performance ou composição corporal dos participantes. No estudo conduzido por Beat Knechtle (2012), demonstrou que a suplementação de BCAA não resultou na diminuição de dores musculares em Atletas de Ultra Maratona. A suplementação, seja lá qual for o nutriente suplementado, pode ter ou não ter efeitos benéficos, a grande questão é: Será necessário?
Existem algumas confirmações na literatura, demonstrando que o suplemento não é superior aos alimentos naturais, ou seja, dá no mesmo. O melhor caminho é procurar um Nutricionista, onde será analisado se é ou não necessário o consumo de suplementos.