Muitos ainda questionam e duvidam dos treinos de baixo volume e alta intensidade, simplesmente pelo fato destes serem compostos por poucos exercícios e/ou poucas séries. Costumo prescrever e treinar dessa forma, aplicando maior intensidade (dificuldade), diminuindo o volume (quantidade). Sendo assim, o treino dura menos tempo, no entanto, os resultados são bem expressivos.

Recentemente, Moro e seus colaboradores (2017), compararam um treino tradicional de musculação com um treino de Musculação em Alta intensidade HIIRT:

Treino tradicional (65 min): séries de 8 repetições com 2:30s de intervalo entre as séries.

Treino em alta intensidade HIIRT (45 min): Método pausa-descanso com 3 estágios e 20 seg de descanso entre cada estágio, também com 2:30s de intervalo entre as séries e exercícios

Ambos os grupos realizaram os mesmos exercícios, alterando apenas a forma de executá-los. Ambos os grupos obtiveram aumento na força muscular e resultados semelhantes na composição corporal e respostas hormonais. Diante dessas informações, podemos analisar que é possível treinar em menos tempo e obter ótimos resultados, tanto para a saúde como para a estética, deixando de lado a desculpa de não ter tempo para se exercitar. Ajustar o volume e a intensidade do treino traz essa possibilidade. Para tanto, converse com o seu professor, tire suas dúvidas e absorva cada informação.