Dividir ou não o treino de membros inferiores? Neste artigo, o Vini Personal elucida todas as questões sobre este assunto.

A forma de organizar as sessões de treino, em muitos dos casos é algo particular do professor, levando em consideração sempre a individualidade de cada praticante e sua disponibilidade de treinos semanais. Porém, o que não podemos nos esquecer, é que dividir treino de membros inferiores pode levar a grandes questionamentos. E é sobre o treino de membros inferiores e sua divisão que o Vini Personal aborda neste artigo.

Os grupos musculares dos membros inferiores são indivisíveis, por conta do seu trabalho em sinergia, ou seja, quando você faz um Leg Press com o intuito de treinar apenas o Quadríceps e Glúteo, acaba esquecendo que os Posteriores, Adutores, Panturrilhas, acabam sendo estimulados no movimento.

Com essas considerações, ainda lembramos que as mulheres normalmente fazem outras atividades na academia, onde muitas delas têm o movimento dos joelhos com maior predominância.

Então vamos lá, seria interessante colocar a mulher para sobrecarregar os joelhos e ainda obter desequilíbrio de força entre os extensores e flexores de joelhos? Com certeza isso iria induzir a maiores riscos de lesões nos joelhos, o que já não é novidade entre as mulheres.

Contudo, por essas questões discutidas, minha resposta é NÃO DIVIDIR. Treinos com divisão de membros inferiores, induz a overtraining dos músculos posteriores de coxa e aumenta a vulnerabilidade dos joelhos e ligamentos.

Treine de forma consciente, respeite o que diz a ciência, pois é o que de fato nos proporciona segurança e eficiência.