Vini Personal Trainer no Morumbi, sugere que, além da troca de exercícios físicos, a periodização de treinos é muito importante.

As únicas alterações nos seus treinos são as trocas de exercícios?

Segundo Dantas et. al. (2014), a Periodização pode ser definida como a manipulação das variáveis de um programa de treinamento ao longo do tempo, de acordo com o objetivo estabelecido e tempo disponível.

Para ser mais claro, Periodização é o planejamento da Progressão do treinamento ao longo dos meses.

Alguns estudos já nos mostram a importância de se periodizar o treinamento, onde os resultados apontam para uma superioridade em relação aos treinos não periodizados (Willoughby, 1993; Rhea & Alderman, 2004; Monteiro, 2009).

Quando se trata da Musculação, sabemos que para bons resultados não basta apenas a troca do exercício, mas sim a alteração de estímulos e controle das variáveis que compõe o treinamento.

Trocar o exercício tem sua importância, como o controle da sobrecarga articular, o fator psicológico de incentivo, e a aderência do praticante. Mas não podemos esquecer que a manipulação das variáveis do treinamento não pode ser mal dirigida, pois quando bem controlada, o resultado será satisfatório.