Qual a relação entre musculação para emagrecimento e a consequente perda de peso? Leia o artigo do Vini Personal e saiba mais sobre o assunto.
Por que a Musculação ajuda no processo de emagrecimento?
Praticantes de Musculação apresentam uma TMR (taxa metabólica de repouso) com aprox. 350 kcal/dia a mais do que não praticantes, apresentando o mesmo peso corporal, (Poehlman, 1998)
O efeito positivo da Musculação na TMR é sobretudo mediado pela massa muscular, apesar da mesma aumentar a TMR de forma moderada, nos proporcionando um aumento no gasto energético de 80 a 180 kcal/dia.
Mas como deveríamos treinar para obter o máximo de resposta positiva?
A Musculação em alta intensidade gera maior gasto energético pós exercício quando comparado a Musculação em baixa intensidade (Paoli, 2014). Segundo o autor, o gasto energético pós exercício responde exponencialmente a intensidade e de forma linear ao volume, ou seja, adicionar mais séries e exercícios não adianta muito, sendo mais importante a forma de executá-los em uma intensidade adequada.
Exercícios intensos promovem maior depleção de Glicogênio e maiores danos teciduais, contudo, exigem maior mobilização metabólica pós exercício, para recuperar os danos causados durante o exercício.
Além do mais, exercícios em alta intensidade diminuem a síntese de malonil CoA, e consequentemente, há uma redução na inibição da CPT1, aumentando a taxa de oxidação de gorduras.
São muitos detalhes, muitas comprovações e ainda muitas investigações a serem realizadas, porém já sabemos da sua importância para o emagrecimento, e plena importância da aplicação adequada da intensidade.