Como lidar com a perda de massa muscular em idosos? Saiba tudo sobre o assunto neste artigo do Vini Personal.
A perda de massa muscular em idosos, também conhecida como sarcopenia, é acompanhada por uma perda de força que pode comprometer as habilidades funcionais dos idosos. As proteínas musculares estão em um equilíbrio dinâmico entre suas respectivas taxas de síntese e desagregação.
Segundo a literatura científica, a Sarcopenia relacionada a idade ocorre por tais manifestações:
– elevação das taxas basais de jejum de proteína muscular.
– redução da síntese de proteínas do músculo basal.
– combinação dos dois fatores.
No entanto, as taxas basais de síntese de proteínas musculares e repartição são inalteradas com o avanço da idade saudável. Em vez disso, parece que os músculos dos idosos são resistentes a estímulos anabólicos, como aminoácidos e exercícios de força.
O envelhecimento muscular é menos sensível a doses menores de aminoácidos do que nos jovens e pode requerer quantidades maiores de proteína para estimular agudamente a síntese de proteína muscular equivalente acima do repouso e acumular proteínas musculares.
No que diz respeito às recomendações dietéticas da proteína, a evidência científica sugere que os idosos podem necessitar distribuir a ingestão protéica ao longo do dia, de modo a promover maior aproveitamento por refeição que estimula o metabolismo das proteínas.
Já sobre o exercício, podemos entender a necessidade que o idoso em praticar musculação, onde fornecerá agudamente a síntese protéica, que combinado com o controle dietético, aumentará a resposta anabólica, favorecendo na diminuição da Sarcopenia.