Qual é a relação do conceito de Sprint Interval Training com o de Modarate Intensity Continuous Cycle Training? Saiba mais neste artigo do Vini Personal.
Na “onda” do treino intervalado de alta intensidade, é interessante saber suas aplicações e seus benefícios comprovados. Em um recente estudo publicado pela revista canadense Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, Higgins et. al., (2016), foi analisado os efeitos do Sprint Interval Training (SIT) e do Modarate-Intensity Continuous Cycle Training (MICT) na composição corporal e capacidade aeróbia de 52 mulheres com sobrepeso durante 6 semanas.
Os pesquisadores dividiram as participantes nos seguintes grupos:
SIT (4 séries de 30 segundos ao modo “all out” com 4 minutos de recuperação ativa).
MICT ( 60 minutos a 60-70% da frequência cardíaca de reserva (FCR).
Ambos os grupos realizaram a sessão de treino com o mesmo gasto energético (por volta de 550 kcal), com a frequência de 3 vezes semanais.
Os resultados do estudo, mostram que as alterações de redução de gordura, ocorrem com maior magnitude no grupo SIT quando comparado ao grupo MICT (3 a 5% contra 0,6 a 3%).
Já referente a capacidade aeróbia, não houve diferença significativa entre os grupos. Porém, o aumento relativo, foi efetivamente maior no grupo SIT.
O estudo é concluído, mostrando grande efetividade nas sessões de treino de Sprint Interval Training, que mostrou eficiência na diminuição da gordura corporal e capacidade aeróbia em mulheres com sobrepeso e obesidade, que por sua vez, trata-se de uma sessão de treino de curta duração, favorecendo a aderência do praticante.