Como combater o problema da obesidade infantil? Neste artigo, Vini Personal fala sobre a importância dos exercícios físicos para crianças.
Nos dias atuais é comum ver a diminuição da aderência infantil ao exercício físico. Acompanhadas pelo desenvolvimento tecnológico, e as facilidades que o ser humano tem em realizar poucos esforços físicos, afastam as crianças da prática de exercícios e aumenta a permanência no sofá e no computador, dando margem para o surgimento de problemas como a obesidade infantil.
Doenças inflamatórias crônicas (DIC) é um termo utilizado para caracterizar doenças que afetam milhares de pessoas ao redor do mundo. Artrite reumatóide, obesidade infantil, tuberculose, asma, diabetes mellitus tipo 1 e 2 e aterosclerose são caracterizadas como esses tipos de doença. Apesar dessa classificação comum, a etiologia e patogênese de várias DIC ainda permanecem incertas, como citado por VOLP e colaboradores, (2008).
Respostas inflamatórias provenientes das mesmas células e citocinas de crianças e adultos podem apresentar magnitudes diferentes por diversos fatores, inclusive pelo exercício físico, como citado por TIMMONS et. al., (2005). Assim, pesquisadores tem discutido sobre o comportamento do sistema imunológico de indivíduos de diferentes idades e sexo frente a respostas agudas e crônicas do exercício físico, principalmente em parâmetros inflamatórios de crianças obesa. É de conhecimento científico a redução no envolvimento das crianças, ao longo do tempo, em atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa resultando no aumento da massa corporal.
Em estudo longitudinal de 1 ano, realizado por ROTH e colaboradores, (2011), crianças obesas foram submetidas a um programa regular de exercícios físicos e orientação nutricional para verificar o comportamento de parâmetros inflamatórios antes e depois da intervenção. A adiponectina (propriedades anti-inflamatórias ) correlacionou negativamente com resistência à insulina, IL-6 e TNF-α no período basal do programa. Após a intervenção, níveis de TNF- α e resistência à insulina reduziram significativamente e adiponectina aumentou significativamente .
Incentivar a criança e o adolescente a praticar exercícios é de grande importância, pois além de ter uma infância saudável, ela evitará um futuro de medicamentos e preocupações com a saúde, te proporcionando uma bela qualidade de vida.