Qual a mais indicada carga de musculação para cardiopatas? Leia o artigo de nosso profissional Vini Personal e entenda tudo sobre o assunto.
A musculação é uma atividade na qual é recomendada para diversas patologias, um tratamento não medicamentoso com grande eficiência também para o indivíduo cardiopata.
Mas como o indivíduo cardiopata deve realizar o treino de Musculação? Saiba mais sobre a carga ideal de musculação para cardiopatas, neste artigo elaborado por nosso profissional Vini Personal.
Segundo a American Heart Association (AHA, 2007), a freqüência cardíaca, pressão arterial e o duplo produto (multiplicação da freqüência cardíaca pela pressão arterial sistólica), são as principais variáveis que devem ser controladas no programa de treinos para cardiopatas. Em uma pesquisa conduzida por Lamotte et. al., 2005, foi comparado dois tipos de treinos de musculação em pacientes de reabilitação cardíaca.
4×17 repetições para cada exercício
4×10 repetições para cada exercício
Os resultados mostraram que o grupo 1 (17 repetições), obteve maior elevação da pressão arterial, da freqüência cardíaca e do duplo produto em relação ao grupo 2 (10 repetições). Os autores concluíram que, treinos com número baixo de repetições são mais seguros para indivíduos cardiopatas, levando em consideração essas variáveis. Treinar certos estímulos nos traz as adaptações necessárias, porém a segurança deve estar presente na prescrição, principalmente diante de patologias e indivíduos destreinados.