Qual o modo ideal de treino para idosos? Leia o artigo de nosso profissional Vini Personal e entenda tudo sobre o assunto.
A importância do exercício físico para o idoso está cada vez mais evidente, mostrando com clareza, os grandes benefícios que a Musculação e o exercício aeróbico trazem. Porém, mesmo com tanta evidência nas informações atuais, o idoso pode sentir dificuldade em manter uma certa freqüência e total aderência ao treinamento. Neste artigo, nosso profissional Vini Personal aborda tudo sobre o modo ideal de treino para idosos.
Essa população teria resultado com poucas sessões semanais? No estudo conduzido por Ferrari et al., (2016), foi comparado o efeito de duas freqüências de treinamento semanal, sobre a força e qualidade muscular induzidos por treinamento simultâneo (Musculação + Aeróbico) em idosos previamente treinados (12 semanas)
Participaram do estudo, 24 idosos (65 ± 4 anos), onde foram divididos em 2 grupos. Um grupo realizava o treino 2 vezes por semana, enquanto o outro grupo realizava o treino 3 vezes por semana. Ambos os grupos treinaram com idêntica intensidade e volume de exercícios, com a duração total de 10 semanas.
Antes e após o estudo, foi verificado a potência muscular,estimado pela altura do salto contramovimento; Torque isocinético dos músculos extensores de joelhos a 60 e 180º; E qualidade muscular (Quociente entre o máximo de uma repetição dos Extensores de joelhos e a soma da espessura do músculo Quadríceps determinada por Ultra-sonografia). Os resultados mostraram que em todas as variáveis analisadas, não apresentaram diferença significativa entre os grupos (2 ou 3x semanais).
Concluindo: Para a população idosa, treinar duas vezes por semana, trazem tantos benefícios quanto treinar três vezes por semana, ou seja, para aqueles com menos freqüência de treino, basta aplicar qualidade na prescrição e adequá-la de forma correta, e assim o resultado será evidente.