Qual a mais indicada rotina de exercícios para quem sofre de osteoporose? Leia mais neste artigo de nosso profissional Vini Personal.
A osteoporose é uma patologia que pode surgir ao avançar da idade, e acomete principalmente as mulheres. É uma patologia caracterizada principalmente pela diminuição da massa óssea. O diagnóstico é realizado através de um exame chamado Densitometria Óssea (DEXA), que avalia além de outras coisas, a massa mineral óssea. Porém, existem marcadores bioquímicos que podem nos auxiliar de forma aguda, a condição atual do indivíduo quanto a formação e reabsorção óssea em relação ao treinamento físico.
No estudo realizado por GOMBOS et. al., (206), foi analisado 50 mulheres, que tinham osteoporose ou osteopenia, avaliando os efeitos de uma sessão de caminhada ou uma sessão de musculação na osteoporose. O intuito do estudo foi avaliar o efeito de ambos os treinos, pelo marcador bioquímico de reabsorção óssea, chamado CTX.
Os resultados mostraram que somente o treino de musculação foi capaz de reduzir de maneira significativa o CTX, ou seja, inibir a reabsorção óssea, o que nos responde ser muito importante para o indivíduo osteoporótico. Ainda vão ter medo de colocar o idoso na musculação? A ciência explica. Basta aplicar na prática.