Saiba mais sobre a relação dos exercícios abdominais e perda de barriga, através do emagrecimento, neste artigo do Vini Personal, personal trainer no Morumbi.
Sempre que o objetivo é perder aquela “barriguinha”, fazer abdominal é uma das primeiras opções, seja na dúvida ou não, o desejo é maior que a vontade de compreender. Um estudo recente, realizado por (Kordi et. al., 2015), avaliaram durante três meses o efeito de realizar quatro tipos de abdominais em 40 mulheres com obesidade. As participantes foram divididas em dois grupos, no qual, um grupo realizou os abdominais acompanhadas por dieta alimentar, enquanto o outro grupo fez apenas a dieta.
Ao final do estudo, todas as mulheres tiveram redução significativa da gordura corporal e circunferência da cintura, sem sequer alguma diferença entre os grupos. Esse estudo nos mostra que para o objetivo de redução de gordura, realizar abdominais não trará vantagens e não mostrará maior eficiência no processo de emagrecimento. Caso o objetivo dos abdominais seja outro, ou tenha uma correta relação com a prática regular, ao fim se justificará importante.
Procurar soluções naquilo que nos é comprovado, naquilo que nos é oferecido diante de investigações científicas, tem o papel importante na evolução daquele que prescreve, ou daquele que pratica exercícios.