Leia o artigo de nosso profissional Vini Personal e entenda a aplicação de musculação + HIIT para alcance de hipertrofia muscular.

O Treinamento Concorrento (Resistido + Aeróbio), vem sendo muito discutido pelos profissionais da área, demonstrando resultados para o emagrecimento, saúde e até mesmo para hipertrofia muscular. Dos tempos, é dito que realizar aeróbico e musculação na mesma sessão poderia atrapalhar no ganho de massa muscular, porém, as pesquisas vêm nos mostrando que isso ocorreria pelos volumes altos de ambos os treinos (Aeróbico e Musculação).

Sendo assim, treinos curtos e intensos, como Musculação em alta intensidade e HIIT, são ótimas opções. Seguindo esse raciocínio, TSITKANOU et. al., (206), conduziram um estudo que comparou treinar apenas Musculação ou realizar Musculação + HIIT durante oito semanas. A musculação consistiu em dois exercícios para membros inferiores (Leg Press e Agachamento) com carga de 80% de RM. O treino de HIIT foi realizado na bike na relação de esforço pausa, sendo realizado 0 x 60seg à 00% Pmáx e 60seg de pausa passiva.

Os resultados do estudo mostraram que os dois grupos de treinamento (Musculação ou Musculação + HIIT) foram eficientes para o aumento da massa muscular, sem diferença significativa entre os grupos. Esse estudo nos responde, que podemos sim realizar Musculação + Aeróbico na mesma sessão de treino, porém devemos levar em consideração a relação Volume x Intensidade, o que parece ser primordial para manter a eficiência.