No treino de musculação, a manipulação das variáveis de volume e intensidade são de extrema importância, para que haja maior possibilidade de ganhos de força e hipertrofia muscular. Uma das variáveis de volume muito comentada, é o número de repetições no treino, que se relaciona diretamente com a carga utilizada, claro quando executado até a falha concêntrica.

Tratando desse assunto, que muitas vezes gera dúvidas na prescrição e na prática do treino de musculação, o estudo conduzido por KLEMP e seus colaboradores (2015), compararam a periodização ondulatória com alto número de repetições com a periodização ondulatória com baixo número de repetições, na hipertrofia e força muscular de 16 homens universitários treinados. Os universitários foram divididos em dois grupos, no qual ambos realizaram os exercícios Supino Horizontal e Agachamento, com a frequência de três vezes por semana, durante oito semanas.

Grupo 1:
1º Sessão semana – 12 Repetições.
2º Sessão semana – 10 Repetições.
3º Sessão semana – 8 Repetições.

Grupo 2:
1º Sessão semana – 6 Repetições.
2º Sessão semana – 4 Repetições.
3º Sessão semana – 2 Repetições.

Os resultados do estudo mostraram que não houve diferença significativa, tanto para o ganho de força quanto para a hipertrofia muscular entre os grupos. O importante, segundo os estudos, é treinar até a falha concêntrica, seja número alto, ou número baixo de repetições, a hipertrofia e força serão atingidas, porém por ações e respostas fisiológicas diferentes.

Dentro de um planejamento, é de plena importância saber controlar as variáveis e ações fisiológicas do treino de musculação, pois seja com alto número ou baixo número de repetições, os estudos mostram resultados positivos de força e hipertrofia muscular, quando executado até a falha concêntrica. Treinar de forma inteligente propõe ao praticante melhores chances de alcançar os resultados, ou seja, a ciência nos explica como, basta aplicar na prática. Para obter consultoria de treino físico, conheça os planos do Vini Personal e garanta a que mais se adequa à sua necessidade.