Carga baixa vs. carga alta de exercício físico: aspectos agudos e crônicos na hipertrofia muscular

Aquele treino de carga baixa, onde chegamos a mais de 15 repetições, gerando aquela dor “maravilhosa” que parece estar “queimando” os músculos, promove um estímulo com alto estresse metabólico. Já aquele treino de carga alta, onde não ultrapassamos 8 ou 9 repetições, acaba sendo de menor sofrimento, pois não induz a aquela certa sensação de ”queimar” de dor durante o exercício. E é sobre a diferença entre treino de carga baixa ou alta de exercício que o Vini Personal trata neste artigo.

Então, qual seria a diferença entre esses dois treinos no resultado da hipertrofia muscular? No estudo recém publicado, Fink e seus colaboradores, (2016), foi investigado a resposta aguda (momento pós-exercício) e a resposta crônica (após oito semanas), na hipertrofia muscular de 20 homens treinados, em dois distintos estímulos no treino de musculação.

Dez participantes realizaram o treino de musculação com exercícios de extensão de cotovelos (ação do Tríceps), com carga baixa (20 RM), descansando apenas 30 segundos entre as séries, já os outros dez participantes, realizaram o mesmo protocolo de treino, porém com carga alta (8 RM), descansando 3 minutos entre as séries. Os marcadores de estresse metabólico agudo, tais como o GH (hormônio do crescimento) e a espessura do braço, foram verificados ao final de cada sessão de treino.

Os resultados indicaram que, apenas o grupo que treinou com carga baixa demonstrou aumento significativo na produção do GH após sessão de treino, o que demonstra maior estresse metabólico. Porém, verificando após oito semanas de pesquisa, ambos os grupos obtiveram aumento de força e aumento na espessura dos braços.

Os autores concluem o estudo, dizendo que não há relação direta da produção aumentada do GH com a hipertrofia muscular verificada, e que o treino com carga baixa (20 RM) induz a um maior estresse metabólico, demonstrando maior inchaço e dor pós-sessão de treino. Saber o que acontece no treino, nos permite maior entendimento sobre qual será a resposta. É de plena importância para a prescrição e organização do treino de carga baixa ou alta de exercício de um cliente. Para esclarecer outras dúvidas sobre treino físico eficiente, fale com o Vini Personal. Teremos prazer em ajudá-lo!