Quais os efeitos da musculação em obesos? Conheça o estudo que elucidou as principais dúvidas sobre este assunto.
Atualmente, os exercícios de Musculação têm sido considerados como uma ótima estratégia de controle e prevenção da obesidade. Em um recente estudo, conduzido por Dias et. al., 2015, foi investigado os efeitos de um programa de Musculação sobre a função endotelial, perfil hemodinâmico, metabólico e inflamatório, composição corporal e condicionamento físico de adolescentes acima do peso. Saiba mais sobre os efeitos da musculação em obesos.
Participaram do estudo 44 adolescentes, onde foram divididos em dois grupos de acordo com o IMC: Obesos (IMC 2 A 3) e controles (IMC -2 a 1). Antes e após 12 semanas de treinamento em circuito periodizado e progressivo em Musculação, diversos parâmetros foram avaliados. Os resultados desse estudo mostraram que a Musculação, além de reduzir alguns fatores de risco cardiometabólico, pôde contribuir para maior aderência do jovem à prática de exercícios físicos.
O programa composto exclusivamente por exercícios de Musculação, foi capaz de melhorar a função endotelial, parâmetros hemodinâmicos e metabólicos, composição corporal e condicionamento físico de adolescentes. A prática de Musculação pode ser uma ótima estratégia para a prevenção e controle dos fatores de risco relacionados à obesidade em jovens adolescentes.
Gostou das informações? Não perca tempo e adquira nossos planos de consultoria de treino, presencial ou a distância, de acordo com sua preferência ou disponibilidade.