Uma dúvida que não quer calar: musculação e exercício físico emagrecem? Nosso personal trainer no Butantã, Vini, oferece essas respostas.

A reeducação alimentar e uma dieta específica, são estratégias fundamentais para emagrecer.

Já sabemos que, a dieta por si só auxilia de forma positiva o emagrecimento.

E quando adicionamos o exercício físico nesse grande contexto? Qual a sua importância nesse processo?

Bom, vamos lá…

– Emagrecer pela saúde: A dieta ajuda, e muito. Porém, o objetivo é ser saudável, certo? Incluindo o exercício físico neste processo, terás a contribuição para a melhoria da saúde cardiovascular, metabólica, muscular e articular. Olha que sensacional!

– Emagrecer por estética: Sim, só a dieta já nos ajuda MUITO na estética. Porém, na maioria dos casos, as dietas voltadas ao emagrecimento são de baixas calorias, o que pode ocasionar a perda de massa muscular. A inclusão de exercícios de força, traria uma enorme possibilidade de promover a manutenção da massa muscular, minimizando a chegada da indesejada flacidez. Fantástico, não?

– Emagrecer por funcionalidade: Ao fazer dieta, um indivíduo obeso obtém a diminuição do peso corporal, trazendo melhorias em sua locomoção. Incluindo o exercício físico na sua rotina, pode-se aumentar sua capacidade cardiorespiratória, sua força muscular, e consequentemente lhe fará uma pessoa com maior funcionalidade. Isso é demais!!!

Perceberam o quanto é importante praticar exercícios de forma regular, segura e eficaz no processo de emagrecimento?

Referência: Swift, D. L., Johannsen, N. M., Lavie, C, J., Earnest, C. P., & Church, T. S. (2014). The role of exercise and physical activity in weight loss and maintenance. Progress in cardiovascular diseases, 56(4), 441-447.