Leia o artigo de nosso profissional Vini Personal e entenda qual é a mais indicada duração do treino físico.
Quanto tempo dura um bom treino? Essa dúvida é frequente na cabeça dos praticantes de musculação, porém a dúvida é muito mais para saber se está treinando “pouco”. A maioria ainda acredita muito no paradigma do “quanto mais melhor”, e com isso acabam sempre realizando treinos longos e volumosos. E é sobre a duração do treino que nosso profissional Vini Personal aborda neste artigo. Antes de tudo, temos que saber, que ao montarmos um treino, fatores fundamentais devem ser observados, como:
- Volume: Quantidade de exercícios, séries, repetições e números de sessões semanais;
- Intensidade: Carga, velocidade de cada fase do movimento, intervalo entre as séries e exercícios, método utilizado.
A relação direta entre volume e intensidade, são inversamente proporcionais, correto? Ou seja, quando tem muito volume no treino, dificilmente aplicarei grande intensidade, ocorrendo o mesmo quando tenho grande intensidade, o volume obviamente será reduzido.
Contudo, cabe ao professor manipular essas variáveis de acordo com os objetivos, perfil físico e psicológico do aluno.
Para obter um planejamento adequado e equilibrado, devemos nos importar com todos os fatores que afetam o treino, como por exemplo, a qualidade do sono, nível de estresse, doenças e impactos no sistema imune.
Caso um desses fatores externos estiverem em desordem, afetam diretamente o desempenho e possivelmente a recuperação pós treino, o que por sua vez, atrapalharia todo o processo.
O pensamento segue para a qualidade aplicada em uma sessão de treino, onde tudo que me foi proposto, me gerou uma resposta de imensa qualidade, deixando de lado o pensamento quantitativo, em querer realizar imensa quantidade de exercícios.
Como podemos analisar, não existe uma receita de bolo, magia ou coisa assim, o importante é saber que as variáveis devem ser manipuladas de forma inteligente, e que todos os fatores que contribuem com interferência no treino, devem ser levados em consideração em uma prescrição séria e fidedigna.