Como ocorre a hipertrofia muscular em idosos? Leia mais sobre o assunto neste artigo de nosso profissional Vini Personal.

O treino de força mostra-se uma estratégia eficaz para combater a perda da massa muscular, na qual é acompanhada pelo envelhecimento. Para a diminuição dessa perda, o interessante é traçar estratégias que provoquem o ganho de massa muscular no idoso.  Mas será possível a hipertrofia significativa no idoso?

Para contribuir com essa questão, Lixandrão et. al., (2016), verificaram em idosos, durante 10 semanas, os efeitos do Treino de Força na hipertrofia muscular do músculo Vasto Lateral (avaliado por ultrassonografia) a cada semana de Treino.

Os participantes foram divididos em dois grupos:

– Grupo TF: 6 sujeitos (4 homens; 2 mulheres – média idade 60 anos)

– Grupo Controle: 8 sujeitos (4 homens; 4 mulheres – média idade 65 anos)

O protocolo do TF consistiu por 4 séries / 10 repetições no Leg Press a 70-80% 1RM; utilizando a cadência 2020; 1 min de intervalo entre as séries. Os resultados do estudo mostram significativa hipertrofia muscular (7,8%) após a semana 9 e 10 de treino, além do aumento de força máxima (42%) após o término do estudo. Vale destacar que este estudo utilizou apenas 1 exercício (Leg Press) por sessão. O volume foi baixo, de apenas 4 séries, com o controle devido da intensidade. A ciência tem muito a nos responder, para que com grande contundência, podemos aplicá-la de forma inteligente.