Os benefícios dos exercícios físicos resumem-se apenas à estética? Esse é o assunto abordado por nosso profissional Vini Personal neste artigo.
Para a maior parte das pessoas que iniciam um programa de exercícios, o objetivo principal é a questão estética, embora já saibam a importância do exercício na saúde. Realizar exercícios físicos bem direcionados podem contribuir muito bem para a manutenção da saúde, melhora de quadros clínicos e até mesmo aumentar a longevidade (KRASCHNEWSKI et. al., 2016).
A musculação faz muito bem esse papel, pois existe em sua prática uma enorme gama de benefícios, gerando adaptações positivas para se ter maior qualidade de vida, tais como o aumento de força e massa muscular (diminuindo os riscos de morte), segundo Srikanthan & Karlamangla (2014), aumento da densidade mineral óssea (previne contra osteoporose), melhora do equilíbrio e desempenho funcional, controle da freqüência cardíaca e pressão arterial (diminuindo os riscos de doenças cardíacas), (RAIOL et. al., 2011) e diminuição do percentual de gordura, aumentando a taxa metabólica de repouso e aumento da oxidação de gorduras (PAOLI et. al., 2012).
Contudo, podemos ver que a prática de exercícios físicos, em especial a Musculação, é sem dúvida algo muito além da questão estética, nos respondendo e concluindo diversos paradigmas existentes, onde sua procura principal seja por fins estéticos. A saúde é com certeza quem sofre mais impactos positivos na prática de Musculação, pois em treino de alta intensidade, a ciência tem mostrado inúmeras respostas após algumas semanas de treinamento, como os benefícios citados acima.
Exercício é saúde, aliado com a teoria científica, podemos enxergar a dose correta, para quem e quando aplicar, obtendo a melhor resposta possível.