Neste artigo, Vini Personal fala sobre o mais recomendado tipo de treino para idosos: aeróbico ou musculação?
Praticar exercícios físicos é muito mais do que benefício estético, trazendo grandes impactos na saúde, com influências positivas para os ganhos de força, capacidade e potência aeróbia, emagrecimento e qualidade de vida. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre qual modalidade de exercício trará mais benefícios à saúde de forma geral.
Um estudo recente publicado pela revista New England Journal of Medicine, analisou 160 idosos obesos, na qual foram divididos em quatro grupos:
– Grupo exercício Aeróbico;
– Grupo Musculação;
– Grupo Aeróbico + Musculação;
– Grupo controle (sem exercício).
Os participantes realizaram o estudo por 6 meses, onde mantiveram a frequência de treinos em 3x por semana. Os resultados do estudo mostraram que o grupo que treino Musculação + Aeróbico, obtiveram melhores resultados quando comparado aos outros grupos participantes.
Treinar Musculação e Aeróbico na mesma sessão parece ser uma estratégia interessante para melhorias nos parâmetros de saúde e composição corporal de idosos. Lembrando que para a aplicação dos dois tipos de exercícios na mesma sessão, é necessário o ajuste do volume (quantidade) de ambos, para a aquisição de bons resultados sem grandes prejuízos.