Como identificar resultados reais e placebo em suplementação? Saiba mais sobre a relação entre suplemento e placebo.
Qual a importância e a relevância da suplementação de um específico nutriente? Ao iniciar um programa de exercício físico, é muito provável que o iniciante passe a se suplementar, depositando toda a confiança de bons resultados no rótulo do produto.
Em um estudo atual, Aguiar AF et. al., 2017, examinaram os efeitos da suplementação de Leucina (um dos aminoácidos dos BCAAs) livre sobre os ganhos de força e massa muscular em jovens não treinados.
Tratou-se de um estudo duplo-cego, aleatorizado, controlado por placebo.
Participaram 20 jovens ( média idade 22 anos ), foram divididos em dois grupos:
– Grupo placebo (3g amido de milho)
– Grupo Suplemento (3g Leucina)
O estudo teve a duração de 8 semanas, onde ambos os jovens participantes realizaram sessões de musculação com freqüência de 2 vezes por semana.
Foi avaliado pré e pós estudo, a força muscular do Quadríceps, a área secção transversa do Vasto Lateral e e Reto Femoral, bem como a ingestão dietética habitual pré e pós estudo.
Ao final das 8 semanas de intervenção, observou-se melhora semelhante na força muscular do Quadríceps ( Leg press; Cadeira extensora ), aumento semelhante na massa muscular ( Vasto Lateral: Reto femoral ).
Não houve mudança dietética nos dois grupos observados pré e pós teste.
Essas informações nos mostra, que, a suplementação de Leucina não aumentou a força e massa muscular de jovens saudáveis praticantes de musculação que consomem uma ingestão adequada de proteína na dieta.